quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como Agarrar um Milionário: Um óculos, duas pernas e muitas risadas

Baseado em uma peça chamada "The Greeks Had a Word for It", que inaugurou na Broadway em 1930 e  encerrou as apresentações em 1931 após 253 performances, Como Agarrar um Milionário conta a história de três amigas - interpretadas por Marilyn Monroe, Lauren Bacall e Betty Grable - que alugam um apartamento chique em Nova York para conseguir entrar na alta sociedade e "agarrar" um milionário. Como era esperado, nada aconteceu como planejado e elas tem que vender os móveis da casa alugada para poderem sobreviver enquanto os meses passam sem nenhum resultado. Qualquer detalhe a mais da história, pode ser considerado spoiler e estragar a diversão.

A Fox havia criado naquele ano de 1953 uma nova tecnologia chamada CinemaScope. Essa técnica marcou o início das filmagens em widescreen, formato que predomina até os dias de hoje na gravação e exibição de filmes. A abertura com a orquestra comandada por Alfred Newman preenchendo toda a tela foi um dos modos da produção explorar a nova técnica. "Como Agarrar um Milionário" foi o primeiro filme a terminar de ser produzido em CinemaScope, porém foi lançado depois de "O Manto Sagrado, que ficou conhecido como precursor da nova tecnologia. E, falando de inovações, a produção também foi uma das primeiras a utilizar som estereofônico.

Dirigido por Jean Negulesco, o filme foi gravado em cerca de seis semanas. Apesar dos habituais atrasos de Marilyn, Negulesco conseguiu gravar em um tempo razoavelmente curto. Inclusive, comentava-se no estúdio que Bacall ficava irritada com esses atrasos da atriz e também com os pedidos de sua técnica de atuação Natasha Lytess - presença constante nos primeiros filmes da loira - para repetir algumas cenas. Apesar disso, segundo a própria Bacall, não odiava Monroe. Dizia que existia algo de triste nela. Já a relação de Grable com a Marilyn era diferente. Os boatos dizem que as duas se davam bem e a primeira teria dito para a segunda: "Meu bem, eu já tive. Vá buscar o que é seu. É sua vez". Sinto arrepios só de imaginar essa cena.

O trio de protagonistas. Detalhe: o famoso shorts azul de Betty e suas pernas.

As três protagonistas estão em excelente forma. O dilema da personagem de Marilyn com sua miopia provoca situações hilárias e reforça o ponto de alguns fãs da atriz de que ela nasceu para fazer comédia. Betty Grable está no auge de sua carreira. Depois de "Como Agarrar um Milionário", a atriz não fez mais nenhum filme relevante e acabou morrendo em 1973. Lauren Bacall é a cabeça do trio - talvez uma brincadeira dos produtores por ela ser a única com cabelos não-loiros - e também presenteia o público com uma performance bonita de se assistir.

A comédia romântica também brinca com alguns fatos da vida de suas estrelas. Quando Bacall diz que adora homens mais velhos como aquele ator de "Uma Aventura na África", ela está se referindo a Humphrey Bogart, ator que era então seu marido. A mesma situação acontece quando Betty Grable escuta no rádio um trompetista e diz que é Harry James, seu marido na vida real.

Marilyn Monroe e Betty Grable na premiere de "Como Agarrar um Milionário. Momento épico!

O figurino do longa mereceu a indicação ao Oscar de Melhor Figurino. É claro que as atrizes que usavam as roupas ajudaram. Destaque para as roupas meticulosamente feitas para Marilyn - como sempre. Só ela conseguiria entrar em um vestido como aquele vermelho-rosa-roxo com apenas uma alça. O maiô da cena do desfile consegue arrancar suspiros dos homens até hoje. O figurinista - o famoso e requisitado Travilla -também foi esperto ao escolher trajes que destacavam as famosas pernas de Betty Grable - o shorts azul é um clássico! - e vestes que se adequaram a elegância de Bacall.

O resultado não poderia ser outro. "Como Agarrar um Milionário" foi a segunda maior bilheteria de 1953, ficando atrás apenas de "A um Passo da Eternidade".

Mais um dia comum em algum set de filmagem dos anos 50

Um comentário: