quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Shakira está (outra vez) de pés descalços

Capa de Sale El Sol
Shakira tentou se aventurar por ritmos mais eletrônicos em She Wolf (2009), seu penúltimo álbum, mas essa experiência não deu tão certo. O álbum não se saiu bem nas vendas e resultou em uma depressão para a cantora colombiana no final do ano passado, como revelado pela própria em uma entrevista recente. Talvez seja por isso que Shakira não demorou em voltar ao estúdio e gravar novas músicas. O resultado nós podemos conferir agora em Sale El Sol, um álbum muito parecido com Pies Descalzos (1996) e ¿Dónde Están los Ladrones? (1998), seus primeiros trabalhos.

Com canções predominantemente em espanhol, Shakira explora todo o seu poder e flexibilidade vocal nas 16 faixas presentes no álbum. O primeiro single é Loca, uma releitura da música Loca Com Su Tiguere, do rapper dominicano El Cata. A letra não é o ponto forte em Loca, chegando a ser sem sentido em alguns momentos (soy loca con mi tigre). Porém, Shakira oferece ao mundo mais um hit com ritmo bem latino e dançante.

O videoclipe foi gravado em Barcelona e mostra a cantora fazendo algumas “loucuras”, como não poderia deixar de ser. Ela entra em uma fonte pública com vários fãs, toma banho no mar a noite e anda de moto com alguns homens que nunca tinha visto. Resultado? Uma multa por não ter andado com capacete. Será que la policía não entende que ela é louca? Brincadeiras a parte, Loca não fará o sucesso de Hips Don’t Lie ou Whenever, Wherever, mas cumpre seu objetivo ao trazer Shakira de novo para algo que ela havia se distanciado em She Wolf.

O álbum ainda conta com vários outros destaques. Rabiosa é uma parceria com o rapper Pitbull. A batida é bem latina e sexy, com direito a gemidos e exclamações do tipo “Ay, papi”. Provavelmente, esse será o segundo single. Mariposas e Sale El Sol (a música) são duas baladas que apostam nas letras bem elaboradas e otimistas. Addicted to You merece mencionada pelo seu poder de transportar o ouvinte para um clube noturno cubano. Devócion e Tu Boca representam outra faceta do álbum. Essas músicas são mais pop rock, um estilo musical que fica muito bom na voz e nas apresentações da Shakira. Vale acrescentar que Tu Boca tem produção de Gustavo Cerati, importante roqueiro argentino e amigo intimo da colombiana. Para os que cantarolaram Waka Waka durante a Copa do Mundo de 2010, existem três versões da música em Sale El Sol. Uma em espanhol, outra em inglês e um remix.

É evidente que Shakira acertou ao voltar para uma área que já havia pisado nesse novo álbum. Mas, apesar de lembrar seus antigos trabalhos, a cantora mescla elementos eletrônicos que estiveram mais presentes em seus últimos trabalhos, o que faz com que Sale El Sol não se torne apenas uma cópia de sucessos anteriores. A turnê de divulgação do CD, The Sun Comes Out Tour, já começou. Vamos torcer para que Shakira volte para “casa” e assim poderemos ter o prazer de ver a barranquillera bailando e cantando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário