terça-feira, 23 de março de 2010

Duas histórias e uma pitada de Meryl Streep

Desde quando vi o trailer de Julie and Julia, fiquei curioso para assistir o filme. A história parecia interessante e, claro, o que mais chamou minha humilde atenção é a presença da maravilhosa (acredito que esse adjetivo é pouco para ela ainda) Meryl Streep. Minhas sensações só vieram a se confirmar quando assisti o filme.
Dirigido por Nora Ephron, diretora não tão conhecida, o filme é leve e doce. Meryl Streep consegue capturar a alma da verdadeira Julia Child, a voz dela ficou idêntica a da famosa cozinheira, sem dizer, é claro, o visual. Em questão de fidelidade, o filme é nota 10, chegando a reproduzir fielmente a cozinha de Julia.
Temos também, correndo paralelamente, a história de Julie Powell, interpretada pela novata Amy Adams. Mulher moderna e insatisfeita com sua vida, Julie decide traçar um objetivo para si: fazer as 524 receitas contidas no livro de Child em 365 dias.  Ela cria um blog para relatar suas aventuras na cozinha, tendo dúvidas tipícas de quem é blogueiro no caminho, como, por exemplo, "será que tem alguém lendo o que escrevo?". Julie é o contraponto de Julia na história, ao mesmo tempo que a trajetória da duas se completa.
É impossível não assistir ao filme e não sentir pela personagem de Meryl Streep um sentimento maternal ou comparar ela com aquela sua avó que sempre cozinha para todo mundo nos almoços de domingo. Julia sente prazer em estar na cozinha, ao contrário de muitas mulheres modernas que parecem considerar ultrajante fazer um jantar, por exemplo. Cozinhar para ela não é submeter-se a uma tradição secular de que lugar de mulher é no fogão. Não. Julia Child desafia a sociedade da sua época matriculando-se em aulas que, até então, eram para homens. A cozinheira faz a vida parecer simples e gostosa, faz você ter vontade de, ao acabar de assistir o filme, ir cozinhar.
Quebrando barreiras na cozinha
Amy Adams fez, também, Prenda-me se for Capaz

3 comentários:

  1. Vontade de cozinhar? Nossaaa...tenho que ver esse filme. Aaa, claro, eu até gosto de cozinhar!

    ResponderExcluir
  2. Tá na hora de postar novamente, estou esperando ansiosa pela sua visão da pop life.

    ResponderExcluir
  3. Oooo lindão, post ai de novu!

    ResponderExcluir